02 janeiro 2012

O que é ser professor? - por DAVI DIAS

Ser professor significa ter consciência de que todas as expectativas de crescimento e desenvolvimento de uma sociedade estão depositadas no seu trabalho e de que você será responsabilizado, muitas vezes, pelas falhas e pelos sucessos.

Ser professor e estar apropriado de conteúdo e saber que estes conhecimentos mudam vidas e transformam realidades. E sabendo disso, cabe ao profissional lidar com o fardo e aceitá-lo com maturidade, mas sempre com a mente aberta para perceber que o mundo muda constantemente e que o novo conhecimento está sendo gerado neste exato momento e que o professor está tão sujeito às descobertas quanto seus alunos.

Ser professor é representar e mediar pela instituição, quando em sala de aula ou fora dela. Ser professor é nunca poder esquecer que seus alunos vieram de algum lugar. Eles têm origens que merecem ser respeitadas tais realidades devem participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem.

Ser professor é compreender que seu sucesso vem do sucesso de outros e por isso nunca deve esquecer que a escola tem o poder de integrar, nunca de excluir.

Ser professor é enxergar que cada aluno tem seu potencial, sua capacidade que precisa ser descoberta e testada para que cada aluno possa enxergar também que possui um papel na sociedade e que está apto a ocupá-lo.

Ser professor e saber que o resultado está presente em cada livro lido, cada texto escrito, cada problema solucionado e a cada objetivo alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário