18 fevereiro 2014

ROBERTO CARLOS, UM CARALHO! REI SÓ TEM UM. - por João Paulo Guma

O nosso rei era especial, arauto da psicodelia do amor puro e cafajeste, que na cabeça limitada e hipócrita de outros “reis” é um paradoxo, um contratempo existencial.
O nosso rei era aquilo que feministas baratas chamariam de machista filógeno, mas que eu chamo de Macho Primordial. Se ele era a raposa e ela as uvas, que problema havia em objetificá-la metaforicamente ou em querer roubar-lhe um beijo? Se ela trai o marido em plena lua-de-mel, é bom avisar que seu cartaz está aumentando. Principalmente quando seu corpo é meigo e tão pequeno, uma espécie de veneno tão gostoso de provar.
O nosso rei tinha fé, mas não se escondia por trás de uma hipocrisia de beato, não negava aquilo que sempre foi, nunca deixou de cantar aquilo que sempre cantou. Nunca negou seus princípios e, o mais importante, sempre cantou sobre o seu lugar, sobre o seu povo.
Que eu saiba, o nosso rei nunca ficou debaixo da saia de nenhuma Ditadura, seja aqui ou no exterior. Nunca exaltou assassinos ou mesmo bajulou poderosos. Sempre foi um cantor do povo. Sempre cantou para o povo. Esse é um dos maiores atos democráticos que o artista pode praticar.
Ele, o nosso rei, se foi. Mas só depois de cantar o amor da forma mais rasgada e leviana, de trazer a dor daquele que realmente a sentiu, sem platonismos pasteurizados ou melosidades imbecis. Acima de tudo, o nosso rei foi o embaixador da dor de corno, aquela que todos têm, mas que a maioria esconde por trás de uma covardia disfarçada de autoproteção.
O nosso rei abdicou da pose de fodão para se juntar aos que vivem no limbo entre o amor e a dor da traição. Ele é rei por ser um de nós, não por querer parecer diferente.
Viva ao rei e abaixo aos impostores!
REGI
Visto no: Palavras do Guma

Um comentário:

  1. esse joão paulo guma é um bobão roberto rei só existe um e mesmo depois de sua morte não vai ter substituto é roberto carlos braga,esse é o cara.

    ResponderExcluir